As incertezas que vivenciamos hoje na economia tem causado turbulências no mercado e também na vida de todos nós brasileiros.
O endividamento excessivo das famílias, a inflação, cada vez mais insistente, demonstrando que não dará trégua a equipe econômica do Governo e que continuará causando transtornos ao nosso dia a dia, são sintomas claros das dificuldades financeiras que enfrentaremos no ano de 2015.
Se tudo isso não bastasse, as altas taxas de juros, que corroem grande parte da renda de todos aqueles que utilizam o crédito, tem dado sinais de que continuarão subindo.
Os problemas não param por aí, o “Pacote de Bondade” editado pelo governo, aumento da gasolina, da energia, alterações nos direitos trabalhistas, tudo isso acrescido de um processo de corrupção, jamais visto no país, fecham o ciclo de dificuldades que vivenciaremos em 2015.
Então diante deste quadro nebuloso, o que fazer?
O Meu Velho Pai, Horácio Fagundes, já dizia: “Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”, portanto este é um momento que devemos colocar em prática essa cautela. E falando de finanças pessoais como fazer isso?
Organizar a vida financeira é fundamental, logo elaborar o orçamento pessoal/familiar é o primeiro passo. Com o orçamento você vai saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro, e assim poderá definir os caminhos a serem seguidos. Lembrando que a elaboração do orçamento pode ser a utilização de uma planilha eletrônica ou mesmo anotar todas as informações em uma caderneta, o importante é fazer.
Outra questão importante nessa organização está relacionada ao endividamento e ao uso do crédito. Este é o momento de procurar sair do endividamento, fazendo um planejamento de pagamento das dívidas, principalmente as mais caras, ou seja, aquelas que tenham juros mais altos. Além disso, é bom lembrar, só deve utilizar o crédito por extrema necessidade, pesquisando criteriosamente a taxa de juros mais baixa.
Finalmente devemos procurar mudar um pouco a cultura de devedor e passar a cultura do Pagar-se Primeiro, que é guardar parte de sua renda para os momentos de maior dificuldade ou para realizar os seus sonhos.
Portanto, fique de olho!
Dúvidas?
Encaminhe um email para vitalfagundes@contasnoazul.com.br
Um abraço,
Vital Fagundes
Professor Palestrante – Finanças Pessoais
(61) 9993-6552